terça-feira, 22 de abril de 2008

as Músicas do Manicómio - lado B

1.EXPIRAÇÃO DE UM LOUCO

Desta canção já falei da minha quase devoção e também da estrutura. É o tema que tomava conta do público em qualquer concerto, a seguir ao Malta à Porta, mas o Malta beneficiava de toda a vantagem do mediatismo a que foi submetido, enquanto que o Expiração, sem ser conhecido era uma composição que arrebatava do princípio ao fim, e principalmente no fim, quando o Madeira começava a cantar... Não gosto do sol que ri e zomba... É o meu tema favorito. É o Iodo no estado de pré-maturação. É a veia musical do Luís Cabral a funcionar com toda a criatividade, e onde nos podíamos soltar em improvisos devastadores.

Afundei-me no tempo dos ventos
quando mergulhei na boca do mar
queria fugir dos robots cinzentos
embriagar-me no som do ar

Prefiro amar só, que ficar em pó
louco e louco, sem dó
prefiro amar só, que ficar em pó
louco e louco

UUH! caiem gotas e lágrimas do manto azul
atrás do invisível, choro também
se eu pudesse dava o pulo
raios partam isto tudo
e sei lá quem

Prefiro amar só, que ficar em pó
louco e louco, sem dó
prefiro amar só, que ficar em pó
louco e louco

Não gosto do sol, que ri e zomba
nem gosto do ruído, que doi e magoa
não gosto do movimento que nos obriga e enerva
só queria para mim, para mim, um monte d'erva


2. VENTOS DO ALÉM

O meu tema. Não é por ser meu que gosto dele. Gostaria sempre, fosse quem fosse que o fizesse. Foi uma inspiração que não consigo explicar. Sem esforço. Imaginei, peguei no papel e na viola e saíu à primeira. Imaginei-a na minha praia preferida na Aldeia do Meco, e não me saiu mais da cabeça. Não é dedicada a ninguém, mas a uma imagem no feminino, sem dúvida, alguém que nunca existiu. Alguém sempre imaginário.
Apresentei a música ao pessoal no ensaio e foi logo aceite, e tocada nos concertos, onde também tinha uma boa recepção por parte do público. A princípio desatinei um bocado com o Madeira por ele cantar a primeira estrofe em falcete, mas depois acostumei-me. Na altura da gravação pensei que caso o Luís e Madeira tivessem tempo, teriam sacrificado este tema, a fim de conotar o mais possível a autoria de todo o disco ao Luís.

Pela manhã acordo bem cedo
e o teu segredo foi meu
avisto no ar, coisas sem fim
leques de côr, só p'ra mim
e o meu sonho vai-se abrindo
sobre a areia que o mar tem
o teu corpo vem sorrindo

Pelos ventos do além
sobre a areia que o mar tem
pelos ventos do além
pelos ventos do além
sobre a areia que o mar tem
pelos ventos do além

Teu corpo secreto
tem mil ousadias
frescas e sadias
como o mel
ao entardecer, as aves que vêm
trazem mil recordações, no ar

Pelos ventos do além
sobre a areia que o mar tem
pelos ventos do além
pelos ventos do além
sobre a areia que o mar tem
pelos ventos do além

3. INSTRUÇÃO MENTAL

Este tema bem como o seguinte tiveram que entrar no LP à falta de outros . É uma das músicas resultantes das desbundas do trio Alcobia+Luís Barros+Eu. Eram frequentes as nossas desbundas a três, de onde saíam boas ideias para depois trabalhá-las mais a fundo. Era uma corrente diferente da linha inicial do Iodo. Basta que eram dois músicos diferentes dos da formação inicial.

4. DEIXO-ME IR?

O 2º tema das desbundas, que inicialmente foi construído instrumental, mas que levou uma letra "às 3 pancadas" para entrar no LP. Tanto que não me lembro de termos alguma vez tocado esta música em palco com letra. Existía ainda um 3º tema nesta onda, com mais power, que chegámos a tocar na Sociedade Nova, no Seixal, num concerto com o Grupo de Baile e os UHF, e que impressionou bastante o Vicente, guitarra dos GB, hoje guitarrista do Marco Paulo. Nesta música perco-me um bocado em deambulações Robert Fripianas que no disco não ficaram como eu queria, por falta de tempo, e também por uma espécie de desalento pela morte anunciada na minha alma.

Sou um homem cansado
duma luta
vontade que se azeda
nas frazes turvas
por vezes esqueço quem sou
por meses obedeço
visto-me de etiquetas
obeso com preço e preso

OOOOOOOOOH! OOOOOOOOOH!

Se só tu fosses, mas não
sois um vulcão, de lava
furiosa e aversa
à minha pedra, pedra, pedra, edra, edra
de raiva

OOOOOOOOOOH! OOOOOOOOH!

que faço?
que digo?
que faço?
que penso?

(-) CONCLUSÃO DE B E INTRODUÇÃO PARA C

A repetição ampliada com coros, do tema de fecho do lado A, que pretendia estabelecer uma ponte para o segundo LP. Era uma ambição legítima de quem acreditava no sucesso incontestável do Manicómio. E não sería nada despropositada a repescagem desta melodia, com outros arranjos para iniciar o tal segundo LP.















Nenhum comentário: